U2 - Miniatura Violão The Edge

mini violão Gibson J200 U2

      O U2 se formou a partir de um anúncio afixado por Larry Mullen Jr. (bateria) na escola Mount Temple High School, em Dublin, Irlanda. O ano era 1976. À convocação, responderam Paul David Hewson – Bono Vox (vocalista) –, David Howell Evans – The Edge (guitarra), Adam Clayton (baixo) e Dick Evan (guitarra), irmão de The Edge.
     Sob o nome de Feedback, o grupo fazia covers dos Beatles e dos Rolling Stones. Um ano depois, a banda começou a atender por Hype.
     Com a saída de Dick, o conjunto adotou o nome de U2, em 1978. O quarteto lançou o primeiro registro, o EP U2 3, em 1979. No entanto, só engrenou com o primeiro LP, Boy, em 1980. A mistura entre rock punk, ativismo político e religiosidade conquistaram a Irlanda.
      No entanto, o Reino Unido só se rendeu ao talento dos então garotos com o álbum Under a Blood Red Sky(1983). O trabalho foi o primeiro registro ao vivo do grupo e se tornou a gravação ao vivo mais bem sucedida na história fonográfica da Grã-Bretanha.
      O U2 só conquistou os Estados Unidos – e entenda o mundo – com The Joshua Tree (1987). Os hits With Or Without You, Where The Streets Have No Name e I Still Haven't Found What I'm Looking For fizeram o disco atingir a marca de 20 milhões de cópias e ganhar os dois primeiros prêmios Grammy: Melhor Álbum do Ano e Melhor Performance de Rock. A turnê do LP rendeu o filme Rattle & Hum e um álbum homônimo. Além das canções na versão ao vivo, o trabalho apresentava músicas inéditas como Desire e When Love Comes To Town.A última era uma gravação do grupo irlandês com o músico norte-americano de blues B.B. King.
      Depois de atingir o sucesso, o U2 parou para descansar e pensar no conceito do novo álbum. A banda estava insatisfeita com a sonoridade e achava que precisavam se reinventar.
Bono, The Egde, Larry e Adam foram gravar o próximo trabalho em Berlim, capital da Alemanha, e chamaram os produtores Brian Eno e Daniel Lanois. Durante as gravações, o clima ficou insustentável entre os integrantes do grupo e U2 quase acabou. A harmonia só se restabeleceu quando Bono apresentou a balada One para seus companheiros. A canção, que se tornaria um dos hits do álbum, deu um novo rumo à banda.
     Eno e Lanois ajudaram o quarteto a mesclar o rock às inovações eletrônica da época. Do casamento, saiu Achtung Baby (1991). A turnê Zoo TV divulgou o disco e foi um marco tanto para carreira do grupo quanto para o formato dos shows de rock.
     Nos concertos, a banda discutia o bombardeio de informações na TV e o estilo de vida dos grandes artistas. Bono encarnava três personagens: o arrogante rockstar The Fly, o padre cínico Mr. Mirrorball e o demônio deslumbrado MacPhisto. Além disso, o palco contava com telões que projetavam frases de comando como “Watch More TV” e “Everything You Know Is Wrong” (respectivamente, Assista mais TV e Tudo o que Você Sabe é Errado em tradução livre) e links via satélite.
      Durante a turnê, o U2 lançou o disco Zooropa (1993). A crítica considerou o trabalho uma continuação menor de Achtung Baby. No entanto, o álbum chegou ao primeiro lugar em diversas partes do mundo.
      Com o CD Pop, o U2 flertou mais uma vez com as tendências eletrônicas.
    A ideia dos 15 minutos de fama do artista plástico Andy Warhol e o clima das discotecas foram as
marcas dos shows da turnê PopMart. Durante a série de concertos, os irlandeses estiveram pela primeira vez no Brasil em 1998. Bono e seus companheiros fizeram  duas apresentações em São Paulo e uma no Rio de Janeiro.
    Com a Vertigo Tour, o U2 voltou ao país em 2006. Na época, fizeram duas espetáculos na capital paulista.

       Após as experimentações, a banda decidiu voltar ao velho rock ‘n’ roll com os álbuns All That You Can´t Leave Behind (2001), How To Dismantle An Atomic Bomb (2004) e No Line On The Horizon (2009).


Tags:  u2, violão do U2, violão do Edge, guitarra, contrabaixo, cifras, guitarra venda, miniatura de guitarras, música violão, mini guitarra, melhores guitarras, lojas de guitarras, comprar guitarra, guitarra preço, lojas musicais, miniatura, violão, loja de instrumentos musicais,

3 comentários: