Miniatura Violão Elvis Presley


    Elvis Presley (1935-1977) foi cantor norte americano. O maior ídolo do rock'n and roll mundial. Foi chamado o Rei do Rock.
    Elvis Presley (1935-1977) nasceu em East Tupelo, Mississipi, Estados Unidos. Filho de Vernon Presley e Gladys Presley, nasceu de um parto difícil, de gêmeos, onde seu irmão não sobreviveu. Em 12 de setembro de 1948, sua família muda-se para Memphis, Tennessee. De família pobre, trabalhou como lanterninha de cinema e como caminhoneiro. Em 1953, concluiu seus estudos secundários.
     Passou sua infância em Memphis, Tennessee, onde participava do coro da igreja evangélica local, onde recebeu influência do blues. Em 1954, foi contratado pelo produtor musical da Memphis Recording Service, Sam Phillips, então a procura de um cantor branco que cantasse blue. Em 1954 grava seu primeiro disco, um compacto com as músicas "That's all right" e "Blue Moom of Kentucky". Suas apresentações encantavam as plateias. No dia 2 de outubro fez sua primeira apresentação fora de seu estado, em Atlanta, Geórgia.
        Em 1955, foi contratado pela gravadora RCA Victor. Suas músicas "Mystery train" e "Baby Let's play house", já ocupavam as paradas de sucesso. Suas apresentações nos programas de rádio e televisão fascinavam o público. Em 1956, Elvis apresentou-se no programa de televisão dos irmãos Dorsey e seu álbum Heartbreak Hotel alcançou num só ano a marca de nove milhões de cópias vendidas. Atuou em seguida no filme "Love Me Tender", primeiro de uma série de 33 gravações.
       Elvis Presley inicia suas apresentações internacionais, encantando e escandalizando as plateias, com sua maneira exagerada de rebolar. Em 1958, é chamado para servir o exército. No dia 14 de agosto, morre sua mãe. Em outubro é transferido para uma base militar dos Estados Unidos, na Alemanha, onde fica até março de 1960.
De volta a sua cidade, retorna aos palcos e marca com sua apresentação no programa The Frank Sintra Show, onde com suas roupas extravagantes, realiza uma de suas melhores apresentações. Participa de vários filmes, entre eles, "Fun in Acapulco"(1963) e "Viva Las Vegas"(1964). No dia 1 de maio de 1967, casa-se com Priscilla Presley, em Las Vegas. No dia 1 de fevereiro de 1969 nasce Lisa Marie Presley.
Depois de oito anos afastado dos palcos, Elvis volta em 1969, a se apresentar em Las Vegas, em várias temporadas. Grava novo disco, e as músicas "Suspicious Minds", "In the Ghrtto", despontam nas paradas. Em 1970, Elvis volta aos palcos, com grandes apresentações, onde bate todos os recordes de público. Com seu rebolado provoca reações histéricas nas plateias adolescentes. O movimento que executa com os quadris, ao dançar, valeu-lhe o apelido de "Elvis the pelvis". Em janeiro de 1973, separa-se definitivamente de Priscilla Presley.
No auge de sua carreira, com grandes apresentações e gravações, envolve-se com problemas pessoais e de saúde. No dia 21 de junho de 1977, fez seu último show em Los Angeles. No dia 16 de agosto morre Elvis, de ataque cardíaco.
Após sua morte em Memphis, em 16 de agosto de 1977, oito milhões de cópias de seus discos esgotaram-se em apenas cinco dias. Graceland, a suntuosa mansão do cantor na cidade, ainda hoje é local de peregrinação de seus admiradores.

3 comentários: